SOBRE NÓS

O INÍCIO
No ano de 2005, um grupo de Condutores/Socorristas lotados na Emergência do CAAB necessitou buscar, por conta própria, capacitação com a Equipe de Francisco Borges para oferecer mão de obra qualificada. E, além de atender as ocorrências, em parceria com a Equipe de Francisco Borges, também disponibilizou para a população pojucana Treinamentos de Primeiros Socorros, quando foi formada, inicialmente, a Brigada Voluntária de Emergência, logo se chamando de GSR – Grupo de Salvamento e Resgate.
No ano de 2008, foi implantado o Serviço do SAMU no município e alguns Condutores/Socorristas foram remanejados. Então, houve a necessidade de montar uma nova Equipe com Condutores/Socorristas, Técnicos de Enfermagem e de Segurança do Trabalho que, voluntariamente, formou a Equipe de Resgate/Defesa Civil para atuar em ocorrências dentro e fora do perímetro urbano, nas rodovias e zona rural, resgatando vítimas em diversos ocorrências, atuando em inundação, deslizamento, combate a incêndios nas rodovias e na mata dentre outros eventos. Também, foram realizados Treinamentos, periódicos, para reciclar e manter a Equipe, sempre, preparada para as ações.

 
PREFEITURA DE POJUCA-BA IMPLANTARÁ A COMDEC

Atendendo o Programa da Secretaria Nacional de Defesa Civil - SEDEC, na qualidade de órgão central do Sistema Nacional de Defesa Civil - SINDEC, a gestora da Prefeitura do município de Pojuca, Estado da Bahia, Gerusa Dias Laudano, está implantando a COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, visando à proteção individual dos munícipes, das comunidades, do patrimônio e do meio ambiente, em casos de riscos e desastres.

Visando a construção coletiva do conhecimento de riscos e desastres, a Prefeita Gerusa Laudano solicitou dos Agentes de Defesa Civil, Luiz Sá e Glauber Rosenberg, ambos capacitados pelo SENAD e UFSC, para iniciarem o processo de implantação da COMDEC, capacitar Agentes de Defesa Civil, através do Curso Construindo Comunidades Mais Seguras – Preparando apara ação cidadã em Defesa Civil, além de outros temas relacionados à defesa civil, formar NUDECs e desenvolver ações dentro do município.
GERUSA DIAS LAUDANO
Prefeita – Pojuca-Ba