CURSOS

A INICIATIVA
A partir da oportunidade, credibilidade e confiança em nós depositada pela Secretária de Saúde do município de Pojuca, Dra. Selma Vacarezza, que resolvemos, ao invés de realizarmos uma Palestra sobre Defesa Civil, disponibilizarmos para população o Curso CONSTRUINDO COMUNIDADES MAIS SEGURAS, visando formar voluntários, preparar a população pojucana para ação cidadã em Defesa Civil dentro e/ou fora do município e formar as NUDECs, haja vista que residimos numa região de risco permanente, localizada numa área com diversos poços e de tubulações petróleo e gás, além dos transportes de cargas químicas e petroquímicas que trafegam diariamente em nossas rodovias e pernoitam na zona urbana. Para tal, formamos parceria com o SAMU de Pojuca, estamos buscando parceria com a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, dentre outras entidades e profissionais de diversos segmentos para que possam nos auxiliar e enriquecer a formação do alunado e desenvolver o Programa Nacional de Defesa Civil, CIDADES MAIS SEGURA.


O CURSO
CURSO:
INSTRUTORES:
AGENTE DE DEFESA CIVIL
Glauber Rosemberg
Luiz Sá
SOCORRISTA
Glauber Rosemberg
Luiz Sá
BRIGADISTA
Glauber Rosemberg
Luiz Sá
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DEFESA CIVIL E PRIMEIROS SOCORROS

I – APRESENTAÇÃO.

A DEFESA CIVIL do Município de Pojuca, Estado da Bahia, propõe contribuir na formação continuada de Agentes de Defesa Civil, Socorristas e Resgatistas, através do CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DEFESA CIVIL E PRIMEIROS SOCORROS, proposto em sua concepção e de interesse multidisciplinar. Os instrutores acumulam experiência acadêmica suficiente para propor e assumir esse desafio educacional, realizando um Curso que, para além dos componentes curriculares de Primeiros Socorros, APH – Atendimento Pré-hospitalar, SBV – Suporte Básico de Vida, Cidadania, Meio Ambiente, Gerenciamento de Riscos e Desastres, dentre outros segmento de Defesa Civil, qual possibilitará a aquisição de novos atributos pessoais por parte do aluno, o levará a mudanças de atitudes em e na sua relação ética com o meio ambiente. É uma proposta ousada que merece ser colocada em prática, visto que a presença da Defesa Civil junto ao aluno se estenderá depois da conclusão do Curso, através de Treinamentos e aperfeiçoamento.

II – CARACTERIZAÇÃO DO CURSO

A adequação dos conteúdos e metodologias de ensino às necessidades de inserção dos munícipes, profissionais da saúde, bem como de Voluntários, o público em geral, caracterizado pelo compromisso ético e político com a formação e fortalecimento da cidadania, motivou o CURSO de DEFESA CIVIL e de PRIMEIROS SOCORROS a ofertar um curso em módulos.

Nesse sentido, a intenção na oferta deste curso está em uma formação que permita entender a gestão democrática de forma contextualizada, a capacidade de interpretar o conhecimento não formal produzido no espaço cultural do aluno, por meio da inserção no espaço em que ele vive de forma multidisciplinar e, principalmente, crítica para a compreensão e melhoria do espaço em que vive e prepará-lo para a vida profissional, com conhecimentos universais não tradicionais, ajudando a SALVAR VIDAS.

O Curso será de Capacitação para profissionais de variados segmentos da sociedade, com carga horária de 200 horas/aula, ofertado em Módulos. A estrutura será baseada em aulas teóricas e práticas e, em alguns casos, a avaliação será feita pelo produto desenvolvido durante as aulas.

III – CARGA HORÁRIA.

1) Primeiros Socorros - 100h;
2) Defesa Civil – Construindo Comunidades Mais Seguras– 60h;
3) Plástica - 40h

IV – CORPO DOCENTE.

O corpo docente do Curso de Capacitação “CURSO DE DEFESA CIVIL E PRIMEIROS SOCORROS” está constituído por Agentes de Defesa Civil, capacitados pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Técnicos em Segurança do Trabalho, Bombeiros Profissionais Civis, Socorristas, Resgatistas, Enfermeiras e convidados, especialista, podendo haver alterações no quadro docente do curso de acordo com a necessidade e critérios estabelecidos pela Coordenação Geral do projeto institucional. Os docentes que compõem o curso têm experiência de 2 a 5 anos nos segmentos de Defesa Civil e Urgências e Emergências.

GLAUBER ROSEMBERG – Agente de Defesa Civil, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, Instrutor de Primeiros Socorros, Socorrista, Resgatista.
Disciplina: PRIMEIROS SOCORROS – DEFESA CIVIL – RESGATE VEICULAR – COMBATE A INCÊNDIOS

LUIZ SÁ - Agente de Defesa Civil, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Profissional Civil, Instrutor de Primeiros Socorros, Socorrista, Resgatista.
Disciplina: PRIMEIROS SOCORROS – DEFESA CIVIL – RESGATE VEICULAR – MEIO AMBIENTE

VI – PROJETO DO CURSO

1-      OBJETIVOS DO CURSO.

Geral: Capacitar a comunidade e profissionais para a incorporação interdisciplinar de conhecimentos universais não tradicionais de Urgências e Emergências, interpretando-os no contexto dos saberes sistematizado pela Defesa Civil.

Específicos:
a. Correlacionar a aplicabilidade dos conteúdos do curso nas diversas disciplinas de Urgências e Emergências;

b. Comparar o nível de compreensão dos alunos em relação a cada disciplina em estudo, no início e término da mesma;

c. Reunir as propostas de aulas apresentadas pelos alunos para as diversas modalidades de Urgências e Emergências, contemplando nas suas disciplinas de atuação, conteúdos do curso;

d. Identificar e socializar, com base nas propostas de aulas concebidas pelos alunos, a interdisciplinaridade dos conteúdos (curso x Urgências e Emergências) captada pelos mesmos;

e. Avaliar a contribuição do curso na prática docente do aluno.

2-      MATRIZ CURRICULAR E EMENTÁRIO.

MÓDULO I
PRIMEIROS SOCORROS - INTRODUÇÃO - PRIMEIROS SOCORROS - Definição A GOLDEN HOUR Uma proposta e a inserção do socorrista – BIOSEGURANÇA - TRIAGEM EM ATENDIMENTOS COM UMA VÍTIMA - Avaliação orientada para o cuidado em 7 etapas - AVALIAÇÃO DE SINAIS VITAIS E DE APOIO - AVALIAÇÃO DA VÍTIMA - A respiração - CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA - EXAME FÍSICO - TRAUMAS NO CRÂNIO E NA COLUNA VERTEBRAL - FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES, ÓRGÃOS INTERNOS E TÓRAX - TRAUMAS NOS MEMBROS - IDENTIFICANDO ALGUMAS EMERGÊNCIAS CLÍNICAS - PARTO DE EMÊRGENCIA - EMÊRGENCIAS PEDIATRICAS - QUEIMADURAS E EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS

MÓDULO II
defesa civil – INTRODUÇÃO - ORIENTEÇÃO AO ALUNO - POR DENTRO DA DEFESA CIVIL - A DEFESA CIVIL E OS DESASTRES: FORÇAS DA NATUREZA OU EVENTOS HUMANOS - ADMINISTRAÇÃO DE DESASTRES - COMUNIDADES MAIS SEGURAS: COMO CONSTRUÍ-LAS - DENGUE: O MEIO AMBIENTE

MÓDULO III
BRIGADISTA INTRODUÇÃO - ORIENTEÇÃO AO ALUNO - O FOGO - METODOS DE EXTINÇÃO DE INCÊNDIOS - TRANSMISSÃO DE CALOR - CLASSES DE INCÂNDIOS - EXTINTORES DE INCÊNDIO - RESGATE VEICULAR - EMERGÊNCIAS QUÍMICAS - EMERGÊNCIAS BIOLÓGICAS.

3- METODOLOGIA
O curso será realizado com aulas em dois períodos, sendo 16 horas/aula semanais e 8 horas/aula diárias, as terças e quintas feiras, aos sábados e domingos, caso seja necessária à utilização de um ou mais dias da semana para complementação da carga horária.

As disciplinas serão ofertadas em aulas teóricas e aulas práticas, no período matutino, vespertino e noturno, de acordo com a necessidade e disponibilidade.

A parte teórica das disciplinas será ministrada em sala de aula, com exposição oral e com a ajuda de recursos audiovisuais, quando necessário, sendo o conteúdo adequado à grade curricular de Urgências e Emergências e como complementação ao mesmo, de forma a tornar tangível o conhecimento adquirido em algumas disciplinas.

A parte prática terá como objetivo a aproximação do conhecimento adquirido na teoria à utilização prática. Para isso, serão realizadas atividades em sala de aula e em espaços externos e visitas técnicas orientadas, como forma de aproximação e aplicação do conhecimento.

Para tanto, será necessária a aquisição de equipamentos e materiais para a realização do curso, tais como: Equipamentos para os segmentos de Urgências e Emergências, confecção e impressão dos materiais didáticos (microcomputador, scanners, projetor multimídia – Data show) e de consumo.

4- INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE RENDIMENTO

O aluno do Curso será avaliado por meio de provas escritas e práticas, seminários e apresentação de trabalhos temáticos, cujo resultado será expresso em cada disciplina por uma nota final, variável de zero (0,0) a (10,0), admitido o meio ponto (0,5). A nota mínima para aprovação será de sete (7,0) pontos na disciplina.

A frequência às aulas e demais atividades do curso são obrigatórias e o aluno deverá ter no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência do total da carga horária da disciplina para ser aprovado.

O certificado de conclusão do curso será garantido ao aluno que obtiver nota mínima de sete (7,0) pontos e frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) nas disciplinas cursadas. Os alunos aprovados receberão certificado expedido pela Defesa Civil, acompanhado de respectivo histórico, no qual constarão obrigatoriamente:

a) Relação das disciplinas, carga horária, frequência, nota obtida pelo aluno, o nome e a titulação do Instrutor;

b) O período em que o curso foi ministrado e sua duração total em horas.

5- PROCEDIMENTOS AVALIATIVOS

5.1 Para acompanhamento do rendimento do aluno:

a) no conjunto a avaliação dar-se-á no início e término de cada disciplina, por identificação da existência, ou não, de mudança na compreensão da turma em relação aos conteúdos nela estudados;

b) Individualmente, por disciplina em estudo, através da concepção de 02 a 003 planos de aulas específicas para a respectiva disciplina ministrada a que se destinam.

5.2 Do Desenvolvimento do Curso:

Será avaliado pelos alunos, que responderão a perguntas quanto à organização do Curso; adequação dos recursos didáticos; desempenho do instrutor/capacitador e relevância do conteúdo de cada disciplina na prática docente individual 5.3 Das atividades do instrutor na sala de aula após o desenvolvimento do Curso. Esta avaliação será feita com base no desempenho de pelo menos duas turmas de alunos do mesmo Curso, comparando os resultados; na lógica do período antes do curso, durante o curso e após o Curso, dentro de dois critérios de análise, que são:

a) desempenho contínuo: a mesma turma de alunos, do mesmo instrutor, terá seu desempenho acompanhado pela Defesa Civil;

b) desempenho: acompanhamento de turmas diferentes.

5.3 Das atividades do aluno na sala de aula após o desenvolvimento do curso:

Esta avaliação será feita com base no desempenho dos alunos, em um período da lógica comparativa antes do curso, no período da capacitação e, após a capacitação, dentro de dois critérios de análise do desempenho.

a) desempenho contínuo: a mesma turma terá seu desempenho acompanhado pela Defesa Civil;

b) desempenho: acompanhamento de turmas diferentes, a ser definida.

Além disso, serão realizadas visitas da equipe responsável pelo curso de capacitação às localidades de atuação dos participantes para avaliação, in loco, durante realização das atividades propostas pelos alunos.

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